Impressão: como levar a inovação ao cliente?

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Impressão: como levar a inovação ao cliente?

Estar sempre em busca de informações. Produzir soluções inovadoras. Buscar ideias inspiradoras e criativas. Possuir uma cadeia de produção rápida, eficiente, sustentável e sem desperdícios. Todos esses são itens essenciais para o profissional de impressão nos dias de hoje. São passos que não são alcançados de um dia para o outro, mas que quando atingidos, levam a empresa a um novo patamar. Porém, muitas vezes a empresa consegue subir todos esses degraus, mas esbarra em mais uma dificuldade: como fazer com que toda esta inovação e seus produtos mais criativos cheguem aos clientes?

A busca pela ligação entre as gráficas - ou companhias de comunicação visual - com os “clientes de seus clientes” nem sempre é fácil. Os produtos impressos mais criativos (com materiais e acabamento premium, com dobras diferentes, cores especiais, etc) podem ser produzidos e fazem parte do porftólio da gráfica, mas os pedidos quase sempre giram em torno dos mesmos materiais: folhetos e banners simples. Como mudar isso e fazer com que todas as possibilidades e inovações da impressão disponíveis hoje cheguem aos tomadores de decisão dos clientes finais, aos criativos, às agências, aos donos de restaurantes, hotéis, supermercados, etc?

Para que essa realidade mude, todos possuem um papel fundamental. Desde os fornecedores de equipamentos e insumos para o mercado, que devem estar sempre prontos para mostrar as capacidades de suas soluções para o maior número possível de pessoas, aos organizadores de feiras e eventos do setor, que devem sempre promover e incentivar iniciativas que tenham como características impulsionar a indústria de impressão digital. E, claro, os próprios impressores, que podem tomar uma série de medidas para que seus melhores (e mais lucrativos) produtos cheguem até as mãos das pessoas certas. Isto é muito importante porque são nesses materiais que estão as melhores margens, e também é neles em que a guerra de preço fica em segundo plano e dá protagonismo a quem realmente merece: a qualidade e a criatividade.

Para ajudar a pensar sobre como fazer as impressões mais inspiradoras chegarem a quem toma a decisão do investimento em impressão, listamos alguns passos que podem ser tomados. Confira:

- Ter um portfólio

Possuir um portfólio é fundamental para mostrar ao mundo o que você produz. Tenha um catálogo de produtos sempre atualizado. Ande para todo o lugar que for com este material, mostre para todos, especialmente para os atuais clientes. Eles já conhecem o seu serviço e sabem de sua qualidade. Muitas vezes, algo diferente - e que você sabe fazer - era exatamente o que ele estava procurando. Este portfólio deve também ser, além de físico, virtual e de muito fácil acesso em seu site e redes sociais.

- Fazer divulgação nas redes sociais

Não trate, em hipótese alguma, a internet como inimiga da impressão. Pelo contrário, ela é uma aliada fundamental para que toda gráfica ou empresa que lida com impressão enfrente os novos tempos. Além de ter um site bonito, fácil de acessar e sempre atualizado, tenha redes sociais para mostrar todos os seus produtos. Tire boas fotos de suas criações, tanto de clientes reais como produtos que você pode fazer exatamente para mostrar suas capacidades. Faça vídeos mostrando o processo de criação. Se o impresso tem alguma característica “especial” ou algum efeito diferente, o vídeo dará uma noção mais exata da qualidade do produto.

- Produzir amostras

Se tem algo que vai mostrar ao seu cliente que você pode fazer o que ele precisa é mostrar na prática tudo que sua empresa é capaz de produzir. Tenha amostras diferentes e criativas sempre à disposição. Ofereça ao cliente, faça ele tocar o produto e entender o quanto aquele impresso pode ser a solução que ele estava buscando. Abuse de suas capacidades de acabamento especial e de impressão com excelente qualidade de reprodução, com cores vibrantes e efeitos especiais. Outra dica: envie amostras como surpresa a alguns clientes; esta pode ser a chance de agregar valor na sua relação com eles e até conquistar novos trabalhos. Lembrando que, em geral, estes produtos premium trazem a possibilidade de maiores margens de lucro por suas características únicas.

- Visitar clientes atuais e possíveis clientes

Com as amostras em mãos, além de enviá-las ao cliente você pode ir além e fazer uma visita aos seus clientes especiais. Leve seus novos projetos, seus produtos criativos, itens que este cliente ainda não imprime com você. Tente conquistar novos trabalhos com os atuais clientes, uma forma de aumentar sua lucratividade. Aliás, aqui há um recado importante: ouça seu cliente, entenda as necessidades dele, recolha sugestões. Depois disso, faça testes e mostre os resultados. Muitas vezes a demanda de um cliente é também a solução que outros estavam buscando.

- Ajude causas

Já pensou em unir todos os itens acima e ainda ajudar uma causa? Isso pode ser feito por uma equipe criativa e proativa. As suas amostras e parte de seu portfólio podem ser compostos por materiais que tenham apoio a uma causa social/ambiental. Conheça uma instituição ou organização que precise de suporte e esteja ao lado dela. Com um “cliente” assim, você fica aberto a produzir impressos realmente diferenciados, colocando toda criatividade no papel. Desta forma, você poderá mostrar estes materiais futuramente aos seus clientes e novas vendas podem surgir. Todos saem ganhando!

- Inspiração sempre

Para se dar bem na indústria de impressão, seja em qualquer segmento, estar atento ao que o mercado demanda e ao que está produzindo de mais criativo e diferente é essencial. Aproveite as notícias e as redes sociais para ver o que outros profissionais, do Brasil e do mundo, estão produzindo de mais inspirador com impressão. Busque sites voltados à publicidade e à impressão, veja os ganhadores das premiações nacionais e internacionais, ou seja, esteja atento a tudo que está ao seu redor para inserir em seu fluxo de trabalho. Assim, novas ideias e novos pensamentos vão surgir.

Digital Printing / FESPA Brasil 2019

A Digital Printing / FESPA Brasil 2019 tem como missão oferecer a melhor experiência de exposição e visitação ao mercado de impressão digital. É nesta feira que você terá a inspiração necessária para promover mudanças significativas em seu modo de atuar na indústria, tanto com os expositores como nos congressos, que vão trazer um valioso conteúdo técnico.

Este novo pensamento pode começar desde já, com nossos artigos, notícias e site sempre atualizados com as novidades da indústria. Fique sempre de olho em nossa página e nas redes sociais para conferir tudo: www.digitalprinting.com.br e www.fespabrasil.com.br.

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