O Poder dos dados variáveis

img

O Poder dos dados variáveis

No mês de outubro, recebemos a Revista Pré-Impressão nº121, produzida pela Sigep/Abigraf-PR e voltada aos entusiastas do design, da pré-impressão e das artes gráficas. Fomos surpreendidos com uma capa muito diferente: cada exemplar possuía uma capa com arte personalizada, usando dados variáveis, sendo cada uma, única!

A impressão dessa edição foi possível com o HP SmartStream Mosaic, que oferece personalização em massa para o mundo do design. Uma tecnologia que permite criar aplicações praticamente infinitas.

A Alphaprint apresentou esse novo conceito de comunicação, a Ponto Design desenvolveu e explorou esses novos recursos visando apresentar esse novo conceito: inovação à impressão e acabamento diferenciado. Foram criadas 900 capas variadas, todas diferentes uma da outra.

Os dados variáveis não pararam por aí. A capa, que tratava dos vencedores do 17º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, teve uma grande repercussão do mercado sobre como os dados variáveis diferenciaram o produto, não só pela capa, mas pela personalização do nome em cada revista de quem ia receber.

Segundo Abilio de Oliveira Santana, presidente do Sigep, “A Revista Pré-Impressão 121 mostrou tudo aquilo que nós pregamos aos empresários gráficos associados ao Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Abigraf Regional Paraná), que é a busca constante da inovação. A impressão da capa por meio de um software da HP apresentou criatividade, inovação e capacidade técnica para fazer diferente. Temos que mostrar nossos produtos para mostrar a quão forte e inovadora é a nossa indústria.”

Segundo Jair Leite, presidente da Abigraf-PR, “as capas personalizadas da Revista Pré-Impressão mostram todo o poder de realização de nossa indústria. Os desenhos diferentes e o acabamento em relevo, laminação e verniz localizado enfatizam toda a nossa capacidade em diferenciar um produto, tornando-o mais atrativo para o mercado. Isso é inovação, é fazer diferente, é buscar soluções que possam tornar a indústria gráfica cada vez mais atrativa e funcional."

André Linares, diretor da Corgraf, contou como foi o processo de criação, impressão e equipamento usado: “Todo o processo de criação da capa envolveu o cliente, a agência Ponto Design, Alphaprint e a Corgraf, fazendo testes e mini-treinamentos para que a aplicação final fosse completa. O equipamento usado para a impressão da capa foi a máquina digital HP Indigo, com uma aplicação exclusiva da HP chamada Smartstream Design, o Mosaic, dessa forma foram feitas 900 capas totalmente personalizadas”.

Acabamento especial e dados variáveis

O acabamento especial em uma impressão enobrece o impresso, destaca qualquer impresso dos demais, mostra a exclusividade e o cuidado por quem produziu. O portfólio HP Indigo hoje está dividido em dois segmentos – comercial, que conta com equipamentos de impressão em folha, com foco em impressos comerciais, promocional, editorial e embalagens em papel cartão e industrial, que conta com equipamentos de impressão em bobina, com foco em rótulos, etiquetas e embalagens flexíveis.

O uso de dados variáveis traz muitos benefícios, nos três segmentos conhecidos: promocional, transacional e transpromocional, tais como: promove uma nova forma de comunicação com o cliente final, de forma mais direta, pessoal e tocante, as taxas de resposta são mais rápidas e há um aumento na venda quando tem seu conteúdo personalizado.

Importante ressaltar e mostrar a importância de usar esse novo conceito de comunicação impressa para agências e seus clientes, além de causar uma grande e boa repercussão, há um aumento significativo nas vendas de qualquer produto que seja o foco da campanha. Ter a personalização dinâmica, como faz o aplicativo HP SmartStream Designer, permite a produção de produtos com dados ou imagens variáveis no design gráfico dos trabalhos impressos.

FESPA Digital Printing

Entre os dias 18 e 21 de março, você verá o que existe de mais revolucionário na impressão digital para dados variáveis e na impressão sob demanda na FESPA Digital Printing, a principal feira do setor.

Os grandes fornecedores e representantes da indústria vão mostrar em seus estandes como a impressão avançou na capacidade de produzir impressos totalmente diferenciados e customizados, de acordo com as demandas e desejos de cada cliente.

Será o momento também de conferir diversas iniciativas preparadas para o visitante, como congressos gratuitos que vão abordar uma diversidade de temas. A FESPA Digital Printing 2020 acontece no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Você já pode fazer a sua inscrição gratuita em: www.digitalprinting.com.br/pt/visitar/cadastro.